O Livro dos Médiuns (LM), também conhecido como Guia dos Médiuns e dos Evocadores, é a segunda obra fundamental do Espiritismo, constituindo o seguimento de O Livro dos Espíritos. Ele é classificado como Espiritismo Experimental e se destina a expor a parte prática da ciência espírita.
Seu objetivo principal é ser o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, e as dificuldades e tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo.
Principais Tópicos e Conteúdo:
-
Mundo Invisível e Manifestações:
- Aborda a ação dos Espíritos sobre a matéria, explicando fenômenos como mesas girantes e manifestações físicas espontâneas (ruídos, movimentos).
- Detalha as manifestações inteligentes, que se tornaram ilimitadas após a descoberta de que o médium podia segurar o lápis diretamente, escrevendo sob impulso involuntário do Espírito.
-
Médiuns e Mediunidade:
- O livro classifica os médiuns em diversas categorias (Médiuns de efeitos físicos e intelectuais), como médiuns escreventes ou psicógrafos (mecânicos, intuitivos, semimecânicos, inspirados), médiuns falantes, e médiuns videntes.
- Oferece um quadro sinóptico das diferentes espécies de médiuns e orientações sobre a formação e desenvolvimento da mediunidade.
- Alerta sobre os inconvenientes e perigos do exercício da mediunidade, incluindo sua influência sobre a saúde e o cérebro.
-
Dificuldades e Orientação Moral:
- A obra dedica atenção especial à influência moral do médium, enfatizando que a faculdade mediúnica independe da moral, mas seu uso pode ser bom ou mau.
- O grande escolho é a obsessão (simples, fascinação e subjugação), definida como a ação persistente de um Espírito mau sobre um indivíduo. A mediunidade é um meio de que o Espírito mau se serve, e o perigo não está no Espiritismo, mas na propensão orgulhosa do homem.
- Ensina o modo de se distinguirem os bons dos maus Espíritos, que são julgados pela linguagem de que usam, sendo a moral do Cristo o critério infalível.
- Orienta sobre a prática das evocações (chamado de Espíritos) e a importância de que as perguntas visem ao melhoramento moral da Humanidade.
Em suma, O Livro dos Médiuns é um guia prático para o trato com o mundo espiritual, cujo objetivo é assegurar que a prática do Espiritismo seja séria, útil e moralizadora.