A obra se concentra exclusivamente no ensino moral contido nos Evangelhos, visando pô-lo ao alcance de todos, mediante a explicação das passagens obscuras e o desdobramento de todas as consequências morais.
Conceitos Fundamentais:
- A Terceira Revelação: O Espiritismo é considerado a terceira revelação da lei de Deus, sucedendo à lei do Antigo Testamento (Moisés) e à do Novo Testamento (Cristo). O Espiritismo não destrói a lei cristã, mas a cumpre, desenvolvendo, completando e explicando em termos claros o que Jesus disse.
- Moral e Razão: A fé que o Espiritismo busca não é cega, pois a fé inabalável é apenas aquela que pode encarar frente a frente a razão. A razão é uma condição para aceitar a doutrina. A moral do Evangelho é o objeto exclusivo da obra.
- A Lei de Amor e Caridade:
- A obra afirma que na máxima “Fora da caridade não há salvação” estão encerrados os destinos dos homens na Terra e no céu. Esta máxima é a que melhor exprime o pensamento de Jesus e resume os deveres do homem.
- A caridade é o mandamento maior, ao lado de amar a Deus, e está acima da fé. Caridade inclui não apenas a beneficência, mas o conjunto de qualidades do coração, bondade e benevolência para com o próximo.
- O egoísmo, chaga da Humanidade, tem que desaparecer da Terra para que haja progresso moral.
- Pluralidade das Existências (Reencarnação): O Espiritismo traz a chave para a compreensão dos mistérios, como o “nascer de novo” (ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo). A reencarnação explica as anomalias e injustiças aparentes da vida, sendo necessária para o aprimoramento progressivo do Espírito.
- O Consolador Prometido: O Espiritismo vem cumprir a promessa do Cristo de enviar o Consolador, presidido pelo Espírito de Verdade. Ele “abre os olhos e os ouvidos”, ensinando todas as coisas e revelando o destino do homem, ou seja, de onde ele vem, para onde vai, e por que está na Terra.
- Progressão da Alma e dos Mundos: A máxima “Há muitas moradas na casa de meu Pai” refere-se tanto aos diferentes estados da alma na erraticidade, quanto às diferentes categorias de mundos habitados, incluindo mundos de expiações e provas e mundos regeneradores. O objetivo do Espírito é galgar a categoria dos Espíritos puros.
O objetivo final do ESE é proporcionar a consolação suprema aos deserdados da Terra, iluminando o caminho pela fé e esperança.